O SIEMACO ABC E REGIÃO sediou mais um curso do projeto ‘MobilizAÇÃO GERAL’, promovido pela FEMACO. O ‘Segurança em Pauta’, abordou a Norma Regulamentadora da Limpeza Urbana (NR38) e as atualizações da CIPA, que tratam da inclusão de cláusulas sobre o combate aos assédios moral e sexual no ambiente de trabalho e práticas discriminatórias no ambiente de trabalho.
Com o auditório lotado de trabalhadores o SIEMACO ABC E REGIÃO sediou mais um curso promovido pela FEMACO em parceria com o Instituto Arlindo Gusmão de Fontes (IAGF). Desta vez, os temas foram pra lá de importantes.
O primeiro trata-se de uma uma luta de longa data e, agora, uma conquista histórica para os profissionais da Limpeza Urbana: a Regulamentação da Norma Específica da Categoria (a NR38), que passará a vigorar a partir de 2 de janeiro de 2024. Por isso, a importância de contextualizar os trabalhadores sobre as regras e determinações que deverão ser cobradas com rigor visando garantir a segurança de todos.
Já o segundo assunto debatido no encontro foi um tema delicado e igualmente importante para todos: a atualização de cláusulas da CIPA, que incluíram em seus artigos o combate aos assédios moral, sexual, e de práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, situações recorrentes que têm causado prejuízos psicológicos nos profissionais, sobretudo nas mulheres.
Para se ter uma ideia, segundo o INSS, apenas em 2022, mais de 200 mil trabalhadores foram afastados do trabalho por depressão. O assunto é sério e merece atenção de todos.
A FEMACO, federação dos sindicatos da categoria, lançará uma campanha e uma ferramenta para centralizar denúncias de casos de assédios e desrespeito, acionando as entidades de base a tomarem providências e prestando auxílio às vítimas. A campanha “Respeite Todo Mundo” será lançada nessa próxima sexta-feira (28), na Alesp, às 9h.